Ibradespor

Receba nossos reelases

Notícias |

42 clubes e 121 jogos | 08/11/2015 às 23:54:22

Campeonato de Futebol Amador de São Mateus” reacende o futebol de várzea em São Paulo

IBRADESPOR em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes organiza competição para fortalecer a tradicional cultura do futebol amador nas periferias de São Paulo

Foto: Julio Rua


O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sócio-Esportivo – IBRADESPOR, foi buscar na cultura tradicional da periferia paulista uma forma de levar esporte, lazer e reacender a chama do futebol de várzea na cidade de São Paulo, uma modalidade que por décadas fez a alegria de diversas comunidades na capital paulista, identificou uma cultura, abriu espaço para a prática esportiva e ainda revelou grandes talentos para o futebol brasileiro.

O campo de terra batida com pouca grama, o pagode a beira do campo, o churrasco para a reunião de toda comunidade, que muito mais do que defender uma camisa vai ao campo torcer por amigos, vizinhos e familiares são os ingredientes fundamentais na receita dessa cultura que só na cidade de São Paulo já atravessa mais de 5 décadas.

“O futebol de várzea perdeu muito espaço porque os campos foram substituídos por prédios, casas, outros por escolinhas particulares mas a zona leste que é um dos berços da várzea paulista preservou alguns espaços. Mesmo assim perdeu alguns times que ficaram desabrigados pela falta de campo e ter uma competição grande como essa vai trazer mais alegria para as comunidades, vai fortalecer os times é um grande passo para voltarmos a ter uma várzea forte em São Paulo”. Jorge – Organizador do “Campeonato de Futebol Amador de São Mateus”.

Por acreditar que o futebol de Várzea é muito mais do que uma modalidade esportiva, é uma atividade cultural e fundamental para o desenvolvimento social de toda comunidade das periferias de São Paulo o IBRADESPOR  fez questão de idealizar e organizar em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Recreação e da Prefeitura de cidade de São Paulo a “1º Edição Campeonato de Futebol Amador de São Mateus”.

O evento começa no dia 14/11 e segue até 23/12, com jogos todos os sábados e domingo, ao todo serão 121 jogos disputados por 42 equipes que correrão em busca do primeiro título do Campeonato de Futebol Amador de São Mateus.

fonte: assessoria de imprensa



« voltar


Últimas notícias


  • Missão
  • Visão
Ser um polo dinâmico de referência na assistência, ensino e pesquisa na reabilitação do atleta  brasileiro. Prestar assistência especializada em medicina do esporte voltada para reabilitação.
Fazer do programa REFIS-IBRADESPOR um modelo de referência para a população de atletas com reconhecimento de órgãos governamentais nacionais e até internacionais atuando de forma estratégica em permanente evolução e com responsabilidade social em todos os sentidos.

O Projeto

O projeto tem um desenho assistencial e objetiva dar suporte no processo de reabilitação de atletas que precisam ser reinseridos com todas as condições funcionais de saúde adequada para a prática do esporte competitivo. A implementação deste projeto, vem brindar o apoio social e humano e, certamente vem fechar uma lacuna importante de suporte ao bem estar e ao processo de reabilitação do atleta, se tornando um modelo exemplo de vanguarda, altamente qualificado e comprometido com a dignidade humana tão carente nos dias atuais. 



FOTOS